Um espaço de opinião e reflexão, que me permite partilhar os meus pensamentos, frustrações e alegrias. Mas aviso desde já, se pensam aprender alguma coisa aqui, vão ficar completamente desiludidos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Greve

Ultimamente as greves têm feito parte dos assuntos do dia, principalmente as greves nos transportes públicos. Eu sou um pouco reticente em relação às greves. Na minha opinião nem sempre as pessoas aderem às greves pelas melhores razões. Por mais que os sindicatos digam que as pessoas estão informadas a respeito dos motivos que levam à greve e por isso é que aderem, na minha opinião muitas delas fazem greve apenas para terem um motivo justificado para faltar ao trabalho. Isso tira muito do significado às reivindicações que os sindicatos fazem, mas isso é a minha opinião, que vale o que vale.
Agora que já deixei clara a minha opinião a respeito das greves vou passar ao assunto que queria efectivamente tocar: a greve do metro de hoje. Em primeiro lugar não me parece que um número tão grande de greves nos transportes públicos nos últimos tempos seja razoável. Já foram tantas que acabam por já não ter grande significado, já nem lhes é dada grande importância nos meios de comunicação social. Em segundo lugar qual é o significado de uma greve numa altura em que o governo é demissionário e apenas toma decisões em caso de extrema necessidade? Neste momento não faz sentido fazer greve porque o actual governo não vai tomar decisões dessa natureza. Se as reivindicações dos sindicatos são válidas que as apresentem ao novo governo que subir ao poder após as eleições.
Como tal, esta greve apenas teve um resultado: complicar a vida às pessoas que são utilizadoras do metro e que pagaram um passe mensal e nos últimos tempos estão a ser extremamente prejudicadas pelas sucessivas greves. Eu já não utilizo os transportes públicos, porque seria extremamente demorado para ir até ao trabalho, mas durante os anos em que estive na faculdade fazia cerca de três horas de transportes públicos por dia e sei como era complicado em dias de greve do metro, por isso estou completamente solidária com os utilizadores que hoje se sentiram injustiçados. E preparem-se, Quinta-Feira há mais uma greve sem sentido prático!

Sim à greve quando esta faz sentido!
Não à greve quando apenas tem como resultado complicar a vida das pessoas!

Sem comentários:

Enviar um comentário