Um espaço de opinião e reflexão, que me permite partilhar os meus pensamentos, frustrações e alegrias. Mas aviso desde já, se pensam aprender alguma coisa aqui, vão ficar completamente desiludidos.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Discriminação étnica/religiosa

Sim, porque eu também falo sobre coisas sérias, não é só parvoíces e tal.
Então acabei de ler um texto no ainanas chamado Toda a Vida Europeia Morreu em Auschwitz e como não podia deixar de ser tenho uma opinião acerca deste assunto. Eu até colocava aqui o texto mas é enorme, mas aconselho a carregarem no link e lerem.
Existe uma confusão enorme nos comentários a esse post, uns concordam outros discordam. Eu pessoalmente concordo com umas coisas e discordo de outras e principalmente não percebo a associação entre o Holocausto e o povo muçulmano. Se queriam fazer uma comparação entre um povo e outro não sei se foi a melhor maneira de ser feito. Existe uma parte, no fim, que diz que um artigo destes nunca seria publicado em Portugal, provavelmente é verdade (os portugueses têm muito medo de ofender alguém com a sua opinião), mas também acho que não se deve ofender de forma gratuita um povo, ou neste caso uma religião, mas adiante.
Em relação ao Holocausto, foi uma época das mais negras da História Europeia, foi uma vergonha para um povo que sempre foi considerado dos mais desenvolvidos do Mundo, onde começou a evolução científica e tecnológica. E não estou só a falar dos alemães/nazis, não senhor, estou a falar de todos os europeus. Algum país europeu foi tentar acabar com aquela barbaridade contra a Humanidade? Alguns de vocês estão já a dizer "Claro que foram, tanto que se deu a Segunda Guerra Mundial e eles foram derrotados". Pois é meus amigos eles foram sim, mas só quando Hitler lhes começou a morder os calcanhares e a tentar conquistar os países europeus à volta da Alemanha. Se Hitler não tivesse o complexo da superioridade e quisesse formar um Império teria demorado muito mais tempo e teriam morrido muito mais pessoas, e isto porque quero acreditar que mais tarde ou mais cedo alguém se ia importar.
Se o Holocausto deve ser retirado do curriculum escolar porque existe um povo que diz que ele nunca aconteceu? Não, não deve. Porque ele aconteceu, existem provas, existem testemunhas ainda vivas, que conseguiram sobreviver aos Campos de Concentração, que têm essa experiência marcada em forma de número tatuado na pele, que viram a sua família morrer sem poderem fazer nada. O Holocausto deve ser relembrado muitas vezes para que pessoa nenhuma no Mundo se esqueça o que pode acontecer quando existe intolerância perante a diferença, quando um povo pensa que pode ser superior a outro. Choca algumas pessoas o relato desses tempos? É brutal? Pois é, mas é a verdade, aconteceu na vida real, muitos inocentes passaram por isso, muitas crianças foram arrancadas aos pais, muitos morreram nas condições mais deploráveis e nunca ninguém se deve esquecer disso.
Quanto ao facto de os judeus terem desenvolvido a economia e a ciência, estou completamente de acordo. Os judeus sempre foram dos povos mais brilhantes da Humanidade. A quem devemos o grande sucesso das Descobertas Marítimas Portuguesas? Aos utensílios de orientação desenvolvidos pelos judeus e que permitiram aos portugueses orientarem-se em alto-mar. Se acho mal terem sido expulsos de Portugal? Sim, acho. Se seríamos mais desenvolvidos se eles nunca tivessem sido expulsos? Não sei, talvez, a verdade é que os países do Norte da Europa para onde eles fugiram tiveram um desenvolvimento bastante grande, ultrapassando em grande escala Portugal, que chegou a ser, juntamente com Espanha, a grande potência mundial. Se os nazis morderam a mão que os alimentou ao perseguirem, escravizarem e assassinarem os judeus? Realmente acredito que sim, os judeus sempre levaram a sua ciência e tecnologia para os países por onde foram passando, ajudando-os a desenvolverem-se e a Alemanha foi uma das grandes beneficiadas desse conhecimento. Quando vemos a quantidade de Prémios Nobel que um povo tão pequeno, quando comparado com outros, conseguiu é de ficar de boca aberta. É esmagador. Deixa uma pessoa a pensar o que eles terão de tão especial para conseguirem uma proeza destas. o que não cabe na cabeça de ninguém é que os tentem exterminar, o mais normal seria qualquer governante de qualquer país os tentar atrair para o seu país, para investirem lá e contribuírem para o seu desenvolvimento.
Quero deixar aqui bem claro que não acho nada bem a discriminação que algumas pessoas fazem em relação aos muçulmanos. Existem muitos que são fundamentalistas, sim senhor, mas também existem muitos outros que não o são e só querem viver a sua vida em paz, ter a sua religião e que ninguém os chateie. Eu sou baptizada e recentemente até fiz o crisma para poder ser madrinha, no entanto não me considero católica. Não acredito no Deus que é apregoado pelos padres e penso que não é por se ir todas as semanas à missa que se vai ser uma pessoa melhor. Mas adiante, porque isso seria um assunto para outro post, o que eu queria dizer é que me irrita profundamente ouvir algumas pessoas que são católicas dizerem que os muçulmanos só querem é guerra e obrigar os outros a seguir a sua religião. Meus queridos, os cristãos fizeram exactamente a mesma coisa à uns séculos atrás. Ou nunca estudaram as cruzadas na escola? Os cruzados mataram imensas pessoas inocentes em nome da religião, também fizeram guerras, também tentaram converter outros povos à sua religião. Sabem qual foi a única diferença? É que nessa altura não tinham à sua disposição bombas poderosíssimas nem aviões para atirar contra arranha-céus, se não provavelmente te-lo-iam feito.
Os muçulmanos são tão desenvolvidos cientifica e culturalmente como os judeus, ou mesmo os restantes países do Hemisfério Norte? Não, não são. Mas na minha opinião, isso não é razão para os ostracizar e tratar mal. Não são tão evoluídos cientificamente como os europeus? Então vamos deixá-los aprender connosco para que se possam instruir. Será que agora temos que estar sempre com medo que eles aprendam alguma coisa que depois usem contra os países ocidentais? Cresçam! Qualquer um pode aprender a fazer uma bomba atómica, não há nada mais fácil, basta ter acesso a um computador e internet, não é preciso tirar nenhum curso no MIT! O que é mesmo difícil é arranjar plutónio com pureza suficiente para que esta possa resultar. Eles não precisam de vir para a Europa ou para a América aprender a fazer bombas, construir armas ou aviões. Existem negociantes de armas que estão desejosos de lhes vender isso a troco de bastante dinheiro, ou mesmo alguns governos.  Existem muçulmanos que vêm para o Ocidente com a intenção de causar destruição e morte? Sim, existem, mas a maior parte vem apenas para ter uma vida melhor, viver com a sua família em paz e gozar de um ambiente menos repressor. E o que encontram? Discriminação por pertencerem a uma religião. E dizem-se os Ocidentais muito desenvolvidos e de mente aberta quando por vezes parecem que ainda vivem na Idade Média.
Por isso, nunca se esqueçam do Holocausto. Pensem no quanto um povo sofreu por ser considerado diferente e inferior por outro. E quando pensarem que os muçulmanos devem ser combatidos, proibidos de vir para o Ocidente e outras barbaridades lembrem-se do Holocausto. É que essa atitude foi exactamente a mesma que Hitler teve, a única diferença foi que o alvo não eram os muçulmanos mas sim os judeus.
O verdadeiro sinal de que um povo é desenvolvido é aceitar as diferenças, cooperar com aqueles que têm ideologias diferentes das suas com vista a um Mundo mais desenvolvido e mais seguro e saudável para as gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário