Um espaço de opinião e reflexão, que me permite partilhar os meus pensamentos, frustrações e alegrias. Mas aviso desde já, se pensam aprender alguma coisa aqui, vão ficar completamente desiludidos.

sábado, 21 de maio de 2011

Hipnose

Agora mesmo abri um livro acerca de terapias naturais que estava a servir de base para o rato do notebook (!!!) exactamente no capítulo acerca de hipnoterapia e lembrei-me de um episódio engraçado que decidi partilhar.
Eu pessoalmente nunca soube muito bem o que pensar acerca da veracidade da hipnose. Já ouvi muitas coisas acerca do assunto, pessoas que acreditam piamente, pessoas que têm a certeza que é tudo uma fantochada. Eu não sei o que pensar, o que talvez também me tenha levado a achar esta história fascinante e a não me ter esquecido dela.
Como já disse várias vezes tirei o curso de Fisioterapia, o que implica três cadeiras de Psicologia. Na minha faculdade havia uma professora de Psicologia de quem eu gostava particularmente, devido às suas aulas dinâmicas e exemplos retirados da sua prática clínica que nos ajudava sempre a compreender melhor as coisas. Até hoje lembro-me de muitos dos seus exemplos, no entanto a maior parte da matéria já mora num local recôndito do cérebro ao qual não tenho acesso muitas vezes.
Mas bem, passemos à situação que ela nos contou numa das suas aulas. Esta professora contava que durante o seu curso tinha um professor que praticava a hipnose, o que provocava nos seus alunos um misto de reacções uma vez que é um assunto bastante polémico. Bem, um dia o professor decide fazer uma manifestação de hipnose para que eles passassem a acreditar. Para não o acusarem de ser tudo devido ao poder da sugestão escolheu o aluno mais céptico em relação ao assunto. Fez aquilo que tinha a fazer para o hipnotizar e quando achou que já estava cravou-lhe uma estaca de ferro na mão, de um lado ao outro!!!!! E ele não sentiu dor absolutamente nenhuma!!!!!
Impressionante, não é? Eu debato-me com a possibilidade de tal coisa acontecer. O que é certo é que existem médicos que usam a hipnose como método anestésico durante pequenas cirurgias. Sinceramente, isto deixa-me a pensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário