Um espaço de opinião e reflexão, que me permite partilhar os meus pensamentos, frustrações e alegrias. Mas aviso desde já, se pensam aprender alguma coisa aqui, vão ficar completamente desiludidos.

sábado, 7 de maio de 2011

Sumos Contra a Alzheimer

Artigo escrito pelo Dr. Humberto Barbosa, Especialista em Nutrição e Longevidade e Fundador da Clínica do Tempo, publicado na revista Saúde e Bem-Estar de Abril de 2011.

Sabe sempre bem beber um sumo de fruta natural. Já sabíamos que a saúde agradece a ingestão de sumos naturais, mas as mais recentes pesquisas demonstram que os sumos de frutas e de vegetais podem reduzir em 76% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

A pesquisa foi feita pela Faculdade de Medicina Vanderbilt, nos Estados Unidos, envolvendo quase duas mil pessoas ao longo de 10 anos. O resultado foi inequívoco: as pessoas que beberam sumos de frutas e vegetais mais de três vezes por semana reduziram o risco de Alzheimer em 76%, contra aquelas que não beberam sumos mais do que uma vez por semana.
Os investigadores de Seattle acreditam que os polifenóis, que são encontrados em grande quantidade nas frutas e nos legumes, podem interromper o processo de acumulação de uma proteína no cérebro, a proteína beta-amilóide, que se crê estar associada à doença de Alzheimer. Estes antioxidantes podem fornecer protecção contra a doença, neutralizando os efeitos dos radicais livres. Na verdade, não são as vitaminas anti-oxidantes, como a E, a C e o Beta Caroteno, encontradas nas frutas e legumes, que fornecem esta protecção, mas sim os polifenóis.
A doença de Alzheimer é a forma de demência mais comum e afecta actualmente mais de 13 milhões de pessoas em todo o mudo, o que torna uma excelente notícia esta investigação que aponta no sentido de os sumos naturais diminuírem a probabilidade de desenvolver a doença.
Uma limitação desta investigação é não haver informação sobre tipos específicos de sumos de vegetais mais indicados para o efeito, pelo que idealmente de deverá utilizar diversos tipos de legumes, como a beterraba, o aipo, o pepino e a alface, entre outros, que dão bebidas muito agradáveis, principalmente quando misturados com frutas de travo doce, como a maçã. 
O que também é interessante é o facto de ser o sumo da fruta que faz a diferença, e não a fruta comida inteira, porque quando é feito o sumo tudo é aproveitado, desde a casaca às sementes, tornando a bebida mais rica em antioxidantes. 
O ideal é fazer os sumos em casa e bebê-los de imediato, mas também há benefícios em sumos naturais comprados já feitos, desde que sejam mesmo naturais e sejam 100% sumo de fruta. O tipo de fruta parece não ser o mais importante nesta questão, pelo que é possível escolher a fruta que mais nos agrada, ou ir alternando os sumos.
Claro que é necessário encarar este estudo com precaução, pois é necessário haver mais investigação que fundamente estas conclusões. No entanto, mesmo em termos alimentares e nutricionais, consumir muita fruta e vegetais só traz benefícios à saúde. 
Resumindo, podemos tomar medidas preventivas contra a Alzheimer através de alterações do estilo de vida e de alimentação, neste caso através do consumo de um copo de sumo pelo menos três vezes por semana. Isto significa quatro vezes menos risco de desenvolver Alzheimer, como defende o investigador Qi Dai, responsável pelo estudo.
Se o sumo de vegetais ou fruta for ingerido apenas uma ou duas vezes por semana só há uma diminuição de 16% no risco de desenvolver a doença.
É importante notar que este estudo foi efectuado apenas a cerca de duas mil pessoas e foi confinado a um grupo populacional particular, de nipo-americanos, sendo necessário mais pesquisa para fundamentar a investigação. Contudo, uma dieta rica em frutas e vegetais em geral é considerada, sem dúvida, benéfica para a saúde.
Porém, novos estudos levados a cabo em 2010 referem que o sumo de maçã pode prevenir a demência e senilidade. A investigação foi feita no Centro de Neurobiologia Celular, nos Estados Unidos, e envolveu estudos de laboratório que demonstram que beber sumo de maçã ajudou ratinhos a ter melhores prestações em testes de labirinto do que ratinhos que não consumiam este sumo. Os ratinhos consumiram o equivalente a dois copos de sumo de maçã por dia durante um mês, o que levou a uma menor produção de um pequeno fragmento de proteína chamado beta-amilóide, responsável pela formação de "placas senis" normalmente encontradas no cérebro de indivíduos que sofrem a doença de Alzheimer.
Quando se diz que os frutos vermelhos fazem bem à saúde, não é um mito, nem é por estes frutos serem bonitos e românticos. Na verdade, os frutos vermelhos fortalecem a memória e podem evitar doenças degenerativas. Tudo por causa de um flavonóide chamado fisetina, que bloqueia a perda de neurónios, as células do cérebro, que provocam doenças como a que temos tratado neste artigo: o Mal de Alzheimer.
O estudo que levou a estas conclusões foi feito na Califórnia, pelo Salk Institute for Biological Studies, revelando que a fisetina, presente nos frutos vermelhos, principalmente no morango, estimula a área cerebral que é responsável pela memória de longo prazo, protegendo o cérebro de doenças degenerativas, como a  Alzheimer e a Esclerose Múltipla. Pamela Mahler, responsável pela pesquisa, descobriu que alguns flavonóides presentes nas frutas vermelhas, incluindo a fisetina, induzem o amadurecimento (mais tecnicamente falando, a diferenciação) das células do sistema nervoso, sendo que este processo é importante na formação da memória. Trata-se de um processo chamado Potencialização de Longo Prazo, ou PLP, e permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro devido ao facto de estabelecer ligações mais fortes entre os neurónios.
A fisetina está presente em frutas como o já mencionado morango, mas também no tomate, na cebola, maçã, pêssego, uva , kiwi e frutos do bosque, como a amora, framboesa e mirtilo, que também são muito ricos em luteína, para manter uma boa visão, e são excelentes antioxidantes, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. E tudo por causa desses compostos chamados flavonóides, substâncias presentes nos vegetais, cujo efeito mais importante é a propriedade antioxidante que possuem, e a que são atribuídos vários efeitos biológicos, como acção anti-inflamatória e anti-hemorrágica, hormonal, anti-cancerígena e anti-alérgica, mas que também são responsáveis pelo aumento da resistência capilar e auxiliam na absorção da vitamina C.
No entanto, ainda não é possível usas estas descobertas como medicação preventiva, na medida em que seria necessário comer cerca de cinco quilos de morangos por dia para conseguir obter o efeito benéfico da fisetina, o que é totalmente desaconselhado. Isso não anula a verdade do benefício das frutas e dos sumos de frutas e de vegetais, que devem ser consumidos diariamente e em boas quantidades.
Mais uma prova de que a voz do povo lá tem a sua razão e de que vale a pena seguir o ditado que diz "uma maçã por dia mantém o médico afastado". Para ser perfeito, escolha frutas de produção orgânica, livres de químicos e pesticidas que são comprovadamente neurotóxicos e cancerígenos.

Portanto pessoal, vamos lá começar a consumir bastante fruta  e vegetais, de preferência em sumos. Se já sabíamos que fazia bem à saúde, agora ainda temos uma razão maior para o seu consumo. Vamos lutar contra o Alzheimer!

Sem comentários:

Enviar um comentário